quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CONJECE 2010



O Congresso da juventude espírita do ceará, aconteceu no centro de convenções neste último domingo (dia 05 de dezembro) e contou com a participação de grandes nomes do Movimento. Raul Teixeira, Sandra Borba, Divaldo P. Franco, Luís Passumo e Marcel Mariano vieram debater “Os desafios do novo milênio”.

Palestra - Raul Teixeira



A manhã começou com o palestrante Raul Teixeira que recebeu o tema: “Pai, qual é a tua?” Começou com a história de sei amigo Ivan de Albuquerque, que desde muito cedo estava no meio espírita e devido ao preconceito da sociedade foi internado aos 18 anos por engano. Ivan morava no Rio Janeiro e foi levado para São Paulo. Só através um delegado amigo da família que seus pais o encontraram no hospício, doutrinando seus companheiros. Em determinada situação, Ivan ia viajar de trem e caiu nos trilhos. Por opção o Maquinista não parou o trem e Ivan desencarnou. Raul nos contou que foi visitar seu túmulo e percebeu uma estranho símbolo no local e o delegado responsável pelo caso afirmou que era um símbolo maçônico que representava suicidas. Raul perguntou ao delegado por que o consideravam suicida e o delegado lhe afirmou que ele poderia ter saído dos trilhos na hora do acidente, assim afirmou também o maquinista, em depoimento. Mas Ivan, já no plano espiritual, não se abalou com o ocorrido e passou  a trabalhar no auxílio a jovens encarnados com vícios. Raul quis nos mostrar que se soubéssemos da existência de uma vida além da matéria, poderíamos ter melhor aproveitamento de nossa encarnação, superar nossos desafios com os pés no chão. E se agimos com rebeldia com nossos pais, precisamos perceber a oportunidade que nos foi dada e reavaliar a nossa existência pois “o mestre espera de ti a fé sincera para a redenção”.

Ao término da palestra de Raul, tivemos um intervalo de 15 minutos para lanchar, pois logo em seguida assistiríamos mais uma palestra.





Palestra -  Divaldo P. Franco

Divaldo organizou seu tempo em uma hora com uma história e uma seção de perguntas e resposta. Era a história de Rick, um garoto muito estudioso que pesquisava a vida marinha. Com o passar do tempo a juventude se aproximou e Rick experimentou usar drogas. Escondeu dos pais até quando pode mas o vício lhe corrompeu de tal forma que chegou a ameaçar sua mãe com uma faca. Diante da situação seu pai puxou um revolver que tinha e lhe acertou uma bala no peito. Divaldo nos trouxe essa história de vida para dizer que estamos tendo uma oportunidade de propor uma nova conduta e nossa curiosidade junto a infantilidade nos leva aos vícios. Na seção de perguntas e respostas veio temas como a legalização do aborto e da maconha, que foram respondidas bem diretamente. “O crime não deixa de ser criminoso quando se torna legal.” E ainda completou que a sociedade precisa se educar e educar as crianças. Chegou a Divaldo a questão da homossexualidade e ele respondeu que essas pessoas estão em fase de adaptação por isso estão inseguras. Os jovens também perguntaram sobre a participação dos mesmos em reunião mediúnicas e Divaldo respondeu que em determinados jovens, os hormônios estão “a flor da pele” e isso não é interessante que aconteça pois é muito importantes médiuns estejam bem, fisicamente e mentalmente. Entretanto, se o jovem estiver de acordo com essas duas condições e for bem estudado, ninguém os impedirá de participar das reuniões.

Após ao jogo de perguntas e respostas, Reginaldo(coordenador de Arte e Cultura) fez um momento de integração com os jovens presentes, para logo em seguida, mostrar um pequeno vídeo de auto-estima, mostrando a história de Nick que não tem braços e pernas mas fez muitos se emocionarem, mostrando que ninguém vai fazer sua felicidade. --> Vídeo de Nick

O intervalo para o almoço aconteceu em uma hora e meia. As 13:30 estávamos todos no auditório para escutar as canções do Grupo Ame que está na estrada a 21 anos, divulgando a doutrina espírita da melhor forma possível. E nos trouxe com muita alegria a musica “Acredite no Amor”, “Existir”, “Ao Homem” (letra de Augusto dos Anjos) e à pedido “Acreditar”. Depois deste lindo momento, nossa querida Tia Fran, fez uma prece para que todos estivessem concentrados para mais um momento de estudo.

Luis Passumo - Aborto

Luis Passumo veio nos proferir sobre o aborto. Começou fazendo um breve histórico de sua vida, nos contando todo seu caminho até se tornar, hoje, deputado Federal (Ba). Nos contou sobre o Dr. Nathanson, que era dono da maior clínica de aborto do Estados Unidos. Durante um dos vários abortos que fez, um de seus alunos decidiu filmar, através de ultra sonografia, todo o procedimento. Percebendo o que acontecia, chamou o Dr. para ver o que estava acontecendo e ambos ficaram chocados com tal sena: durante o procedimento do aborto o feto, ainda no ventre da mãe, tentava de todo modo se defender das sondas, que tentavam lhe puxar para fora dali. Dr, Nathanson vendo isso mudou completamente sua visão materialista de que a vida só existe após o nascimento e fechou sua clínica. Com o material da filmagem, fez um documentário com as imagens, passando assim a fazer palestras e discursos contra o aborto.

(Acesse o site www.brasilsemaborto.com.br para saber mais sobre Luis Passumo e o Aborto)


Palestra – Sandra Borba


Sandra Borba, depois de ser chamada pelos cerimonialistas, que lhe apresentaram, dizendo que ela era do Rio Grande do Norte e que era vice-presidente da federação de lá, tomou seu lugar de palestrante fez sua biografia com 4 palavras: Educadora, Espositora e Evangelizadora Espírita. Seu tema era “Causos e Causas da Adolecência”.  No começo de sua fala, nos contou como havia conhecido a doutrina, que sua tia lhe levara a um centro espírita e que a metodologia utilizada ainda era muito primitiva e na época (ou melhor, “na era”) não se tinha uma boa estrutura. Mas hoje já temos a estrutura, e a metodologia já está bem melhor, entretanto, o jovem não quer estudar a doutrina espírita. E o melhor que ela tem a nos dar é seu conteúdo. Hoje em dia grande parte dos jovens “acha que pode tudo” e que encarnou para brincar, que veio a passeio. Mas “o jovem não será sempre jovem, ele está jovem” e que tudo tem conseqüência. Sandra frisou bastante, que ser jovem hoje, é mais difícil” pois as formas de lazer aumentaram e precisamos ter critérios para escolher com quem saímos, para onde saímos e com o que nos divertimos.

Após a palestra de Sandra Borba, tivemos 15 minutos para lanche e quando retornamos vimos a apresentação do Grupo Lira que sempre muito organizado, nos proporcionou mais momentos de alegria, principalmente quando tocara seu hino: “Não é mole não”.  Em seguida tivemos a leitura da carta “O futuro é uma semente” Psicografada Por Marcel Mariano, do Espírito Marta que escreveu no dia 3 de Outubro de 2010, especialmente para o CONJECE.


Palestra – Marcel Mariano

Marcel Mariano é advogado da 1ª vara da infância e juventude na Bahia e veio nos falar sobre os vícios na vida com o tema: “Não pise na bola”. Contou-nos casos sobre a gravidez na adolescência, violência e abandono de crianças. Os jovens estão sempre cometendo erros e tendem, as vezes, corrigi-los com o casamento.

A finalização do Evento foi feita junto ao CONECE. Nos reunimos no bloco F para assistirmos a ultima palestra do dia, proferida por Divaldo que nos proporcionou uma bela mensagem de Bezerra de Menezes, através de sua mediunidade.




*Em breve postarei a mensagem psicofônica de Bezerra de Menezes












Nenhum comentário: