sábado, 12 de maio de 2012

O que Rola - 12/05/2012

Depois de um bom tempo sem relatar como vem acontecendo a Mocidade, relato aqui no "O que Rola" nossa atividade deste último sábado.
Fizemos uma leitura de um texto que nos fez refletir sobre nossas atitudes para com o grupo, nossa Mocidade. Segue o texto:

Se a Mocidade fosse uma orquestra

Se a Mocidade fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer toca-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsável pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam? Estão mudos?
Não; não sabem gritar.
Gritam, as vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A Mocidade nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana para entender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, a doação, o “assumir”, é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se o tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música.
Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da paz, da harmonia,  da colaboração e do respeito mutuo.
Autor desconhecido

Em seguida fizemos uma breve e descontraída apresentação a nossos visitantes - Max, Tamires e Isabele - que se sentiram a vontade para participar da dinâmica conosco.
Jesus lhe respondeu: "Em verdade, em verdade, digo-te: Ninguém pode ver o
reino de Deus se não nascer de novo."
Disse-lhe Nicodemos: "Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a
entrar no ventre de sua mãe, para nascer segunda vez?”
Retorquiu-lhe Jesus: "Em verdade, em verdade, digo-te: Se um homem não
renasce da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. - O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito. - Não te admires de que eu te haja dito ser preciso que nasças de novo. - O Espírito sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem ele, nem para onde vai; o mesmo se dá com todo homem que é nascido do Espírito."

Respondeu-lhe Nicodemos: "Como pode isso fazer-se?" - Jesus lhe observou:
"Pois quê! és mestre em Israel e ignoras estas coisas? Digo-te em verdade, em verdade, que não dizemos senão o que sabemos e que não damos testemunho, senão do que temos visto. Entretanto, não aceitas o nosso testemunho. - Mas, se não me credes, quando vos falo das coisas da Terra, como me crereis, quando vos fale das coisas do céu?" (S.JOÃO, cap. III, vv. 1 a 12.)
Esta ficou com o grupo da Lílian que com ajuda do Sérgio, nos fez refletir sobre a explicação de Jesus à Nicodemos sobre a Reencarnação.

Explicada pelo Sérgio, a dinâmica consistia em dois grupos, escolhidos por Lílian e eu, acharmos faixas de cores específicas escondidas no andar de cima do Vidal, montá-las na ordem correta e explicar, ao final para a outra equipe.

Montamos as seguintes passagens bíblicas:





Minha equipe, que só conseguiu completar a prova graças a solidariedade da outra equipe, que nos mostrou onde encontrar a tira restante, explicou sobre a seguinte passagem:


Seus discípulos então o interrogam desta forma: "Por que dizem os escribas ser
preciso que antes volte Elias?" - Jesus lhes respondeu: "É verdade que Elias há
de vir e restabelecer todas as coisas: - mas, eu vos declaro que Elias já veio e
eles não o conheceram e o trataram como lhes aprouve. É assim que farão sofrer o Filho do Homem." - Então, seus discípulos compreenderam que fora de João Batista que ele falara. (S. Mateus, cap. XVII, vv. 10 a 13; - S. Marcos, cap. IX, vv. 11
a 13.)

Ora, desde o tempo de João Batista até o presente, o reino dos céus é
tomado pela violência e são os violentos que o arrebatam; - pois que assim o
profetizaram todos os profetas até João, e também a lei. - Se quiserdes
compreender o que vos digo, ele mesmo é o EIias que há de vir. - Ouça-o aquele
que tiver ouvidos de ouvir. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 12 a 15.)
 
Da mesma forma que foi exposto nossa explicação, Sérgio novamente deu sua contribuição, encerrando assim nossa manhã de estudo.

Mateus Monte


Nenhum comentário: