sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

5º Acampamento da Juventude Espírita - AJE - 2013 Paraíba – João Pessoa

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

SÁBADO – MANHÃ E TARDE

Logo cedo, pela manhã, estávamos nos reunindo na sede da Federação Espírita Paraibana, para nos deslocarmos ao local do 5º Acampamento de Juventude Espírita – AJE. Em pouco tempo, já éramos jovens e trabalhadores de 4 estados – Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.


Em pouco tempo, fizemos nosso credenciamento e estávamos nos confraternizando e matando as saudades, ou construindo novos laços de amizade. Bagagem em mãos, partimos para o local do acampamento num ônibus alugado – nosso transporte de ida e volta.




Não custou muito e logo estávamos chegando em nosso destino. Surpresa, deslumbramento e receptividade foram as nossas primeiras impressões quando adentramos no Acampamento Água Viva. Surpresos pela beleza do local; deslumbramento com a quantidade de jovens trabalhadores que faziam da nossa chegada um momento de aconchegante receptividade.



A abertura do quinto AJE foi feita através de uma esquete, onde algumas personalidades bíblicas nos introduziam no tema desta edição – Jesus no Lar e no Coração. À medida que entrávamos no espaço da pousada, íamos encontrando alguns deles. Até o momento que Jesus nos convida a entrar na casa de um dos seus apóstolos (auditório) e fazem a primeira leitura de uma passagem do antigo testamento.



Música e alegria marcaram a manhã do sábado. Estávamos livres e dispostos a explorar todo o belíssimo ambiente. Alguns preferiam a piscina, outros uma bolinha (vôlei ou futebol), já outros, fizeram da alegria de tocar juntos o lazer da manhã. E assim foi até a hora do almoço.



A tarde foi dividida em dois momentos principais. O “grupão” foi dividido em dois: os que tinham até 17 anos e os que tinham mais que isso. Os primeiros ficaram com Edem Lemos para trabalhar o tema do Evento, já os outros, ficaram com Claudia Farache.

Reunimo-nos num salão ao lado do auditório, separando-nos do grupo de menor idade. Mesmo com a limitação da falta de energia elétrica, conseguimos realizar um debate bastante participativo com todos os jovens a respeito do Evangelho no Lar. Foram abordadas questões como: quantidade de membros da família envolvidos neste culto, comunicações mediúnicas durante a realização do mesmo, livros que são aconselhados a serem lidos, etc.




Após este momento de discussões e reflexões, voltamos ao auditório, onde demos início a uma competição. Sem termos muito noção, já estávamos divididos por cores: Azul, Vermelho, Verde e Amarelo. A primeira prova foi escolher um nome para a equipe e bolar um “grito de paz” para representá-la. Uma segunda prova foi na piscina – três membros de cada grupo deveriam mergulhar e achar uma pedra com a cor respectiva de sua equipe. Para cada pedra, uma pergunta  doutrinária. Houve também uma jogo de habilidade, que consistia em um membro do  grupo passar uma bexiga cheia d’água para o membro de trás, numa fila, de modo que todos participariam.





Voltamos ao auditório para realizarmos mais duas provas. Uma constituía-se na equipe ir buscar objetos como blusa de eventos espíritas, CDs espíritas, Livros (Evangelho Segundo o Espiritismo), entre outros. A outra prova era feita em etapas: um membro de cada grupo teria de passar por baixo de uma fita. Mas isso só acontecia se a equipe respondesse corretamente um perguntas, que se tornavam mais difícil a cada etapa.
Mateus Monte

SÁBADO - NOITE

A noite começa, depois de um longo descanso, com um jogo chamando ARENA JOVEM. O Grupo Toque de Luz fez uma belíssima abertura com a musica “Deixa a sua luz brilhar”. O primeiro bloco foi o “Conexão Jovem”, onde os integrantes dos grupos podiam fazer perguntas aos coordenadores (Éden e Cláudia).Vários assuntos como “a felicidade não é deste mundo, supérfluo e o necessário, como convidar Jesus para o nosso lar, a transição do jovem espírita no século XXI, foram abordados nesse primeiro bloco, e com muito domínio no assunto, todas as perguntas foram respondidas de acordo, e uma das respostas que mais me chamou a atenção foi "viver o mundo e não ser do mundo", por conta de nós jovens espíritas, sermos mais influenciados pelos pensamentos dos outros.




Após o termino do primeiro bloco, o grupo Toque de Luz trouxe outra belíssima musica chamada "Como é bom existir". Voltamos com o segundo bloco com um jogo chamado "Bloco mix", onde um dado tinha as tarefas, e que cada grupo escolhia aleatoriamente jogando-o. A primeira tarefa foi a "Super mix", e os grupos tinham que adivinhar e completar a musica tocada. A segunda tarefa foi o "Hiper zoom", os grupos tinham que descobrir de quem era o rosto (personalidades espíritas).A terceira prova foi "30 segundos de espiritismo",os grupos tinham que falar maior nomes de personalidades espíritas. E por ultimo e quarta foi o "improviso", onde o grupo oposto escolhia a situação para que o outro grupo interpretasse, sendo que uma pessoa ficava responsável de dizer qual a primeira letra da frase do improviso. No terceiro bloco foi a "Entrevista". Um integrante dos grupos ficou sendo entrevistado pelos coordenadores. Perguntas com os temas "importância do evangelho , como chamar Jesus a entrar no lar, o que dizer para os jovens que participam do AJE e o que iremos levar do AJE", foram abordados. Os coordenadores deram as considerações finais dizendo "levar os ensinamentos para o mundo, acreditando no poder nosso! "Após o termino do termino do ARENA JOVEM, veio o Luau, algumas pessoas formaram um círculo e lá tocamos varias musicas espíritas e geral. Voltamos para os alojamentos, e cada quarto fez o evangelho, encerrando a noite.

(Foto: Romulo Camilo)

André Luiz

DOMINGO (MANHÃ) No domingo, acordamos às 6h30m (sim, cedinho), fizemos o evangelho matinal e fomos lanchar. Tivemos a manhã livre, ou seja, poderíamos fazer qualquer atividade oferecida no acampamento (futebol, vôlei, escalada, trilha etc.)




Depois deste horário livre, fomos todos ao auditório e lá participamos de uma dinâmica. BASICAMENTE, funcionou assim: Fomos divididos em 3 grupos (Amigos, Família e AJE) e cada grupo teria que planejar uma apresentação que simbolizasse/representasse o nome do grupo e apresentar aos demais. Todos os grupos foram muito criativos! Foi um momento bem interessante! Em seguida, fomos almoçar. ( Esses dias foram muito bons! Conhecemos pessoas novas, encontramos amigos de outras datas e fortalecemos nossas amizades! Show! Vale lembrar também que durante esses dias em João Pessoa fomos muito bem acolhidos pelas pessoas da Federação Espírita Paraibana que fizeram de tudo para que tivéssemos uma boa estadia por lá! )

Sarah Santos





O grupo Harmonia abriu o encerramento. Logo após houve um depoimento de um representante de cada estado presente. Do Ceará foi o Mateus, de Pernambuco foi Igor e da Paraíba foi Isabele. A caravana do Rio Grande do Norte já tinham partido de volta, neste momento. Foi realizado um sorteio entre os participantes e dois de nós ganhamos. Eu, incrivelmente, apesar de debilitada do pé, ganhei uma bola de futebol! A Sarah ganhou a blusa do evento. Cabe lembrar que ela já tinha pretendido comprar a camisa. O bolso dela agradece. (Risos).



Pra finalizar, após os avisos de que as avaliações sobre o evento seriam entregues aos coordenadores das Mocidades, assistimos à parte do TV AJE, que é um vídeo-resumo do evento. E então foi "tirado um retrato", como eles dizem. Pena que o pessoal de Natal já havia ido embora. Mas ainda assim, dá pra notar que muita gente estava nesse evento, que foi um sucesso!

(Fotos de Fernanda Lima)


Eliane Soares

Em breve, veja a cobertura completa de todo 
evento em vídeo com a TV AJE

Um comentário:

Alany disse...

Só luz nesse relato e nessas imagens. Parabéns aos jovens e trabalhadores que se esforçaram e alcançaram o objetivo da divulgaçao da doutrina e união entre as mocidades. Eu quase tava ai, mas nao deu rsss. Que seja o primeiro de.muitos meninos do Ceará que vocês participam. Abraços a todos os amigos que lá estavam.