terça-feira, 7 de setembro de 2010

Depoimento de nossa amiga


Nossa querida amiga Eliane, escreveu um dos mais belos depoimentos que já li sobre sua participação na Mocidade; e com palavras simples mostra quantos benefícios a amizade pode trazer para todos nós.

Custo a eleger uma só palavra que designe o papel da mocidade em minha vida. Estar nela foi essencial para a minha maturidade moral. Recordo do primeiro dia em que adentrei a Associação Espírita Vidal da Penha á procura de um grupo de jovens. Curiosamente naquele dia iniciaria as atividades da mocidade, que até então não existia, a não ser na imaginação de meus amigos Mateus e Henrique. Foram eles que deram o primeiro passo, mesmo sabendo que poderiam ser os únicos a frequentar as reuniões. Eu fui só mais uma a compartilhar esse sonho. Éramos apenas três. E a "tia" Sílvia nos evangelizando.

Quatro anos depois me surpreendo ao ver o quanto crescemos, hoje estamos em 13. Muita gente pra levar aos eventos. Muita boca pra alimentar nas viagens. E ao mesmo tempo, enfrentando essas dificuldades são 26 mãos que colaboram trabalhando. Claro que há os que ajudam menos do que podem, mas nesses casos sempre buscamos relevar. Com a convivência nota-se que o aprendizado vem com o tempo.

Durante todo esses anos alguns ficaram no caminho, outros viram que se encaixavam melhor noutra atividade, ainda dentro da casa e há também os que nunca mais foram vistos. Mas cada um, mesmo que sem preceber, deu sua colaboração. Seja na entrega de algum panfleto, na organização das cadeiras ou simplesmente por comparecer e partilhar algum pensamento ou experiência de vida. Sem isso não chegaríamos tão longe, firmes e fortes.

Estou com 18 anos. Sim, falta pouco para que eu deixe o grupo. O mesmo que me amparou nas tempestades da adolescência e que me possibilitou construir grandes laços de amizade, sem os quais hoje eu não seria a mesma. O mesmo pelo qual serei eternamente grata, por ter me ajudado a aperfeiçoar a escrita ao escrever textos para este jornal. É justamente por essa oportunidade que leio e releio cada linha antes de publicar, até porque a intenção não é me auto-promover e sim passar adiante os ensinamentos de Jesus com toda honestidade que um jornal sério, como o Vinha de Luz, merece.

Sem melancolia porque os espíritos nos avisam a não dar vazão a esse sentimento. E mesmo disposta a passar os próximos 50 anos na mocidade sei bem que daqui á dois a casa me convidará a outras atividades. Trabalhar e estudar a doutrina como sempre fiz. E é relembrando as reflexões da nossa querida Cerli (quando eu era mais nova e nem tinha noção do que ela estava sentindo) ao dizer: "Ah, como era bom o meu tempo de mocidade" que me proponho aqui a aproveitar cada encontro, procurando dar o melhor de mim, olhando em volta e percebendo quem precisa de uma palavra amiga, não recusar as tarefas que me são encarregadas. Enfim, fazer a minha parte pra que este grupo persista e ainda possa contribuir na vida de muitos e muitos outros jovens, que assim como eu buscam aprender e consequentemente obter um conforto espiritual.
Eliane


Nenhum comentário: