terça-feira, 11 de outubro de 2011

X CONJECE – O Espírito na era do Jovem


Aconteceu nos dias 08 e 09 de Outubro o X CONJECE – Congresso dos Jovens Espíritas do Ceará. O evento que tem, tradicionalmente, trazido conferencistas para falar aos jovens sobre a Doutrina Espírita, mudou um pouco seu sistema de exposição. Foi notado que muito mais importante do que aprender sobre espiritismo, é vivenciá-lo, pondo em prática o que se tem aprendido.



Trazendo um tema bastante atual, o CONJECE veio mostrar em formas de vivência o comportamento do Espírito imortal na fase tecnológica em que a sociedade se encontra. A noite do dia 08 se resumiu em três momentos: uma conversa descontraída com Reginauro Sousa sobre a valorização do corpo, em meio ao sedentarismo jovem; um segundo momento com Romário que falou sobre alguns sentimentos como a tranqüilidade, a serenidade, e ao mesmo tempo foi apreciado, com auxilio de um telescópio, a beleza da Lua. Após esses dois momentos de reflexão foi feita a leitura do evangelho.


Os jovens que optaram em ir ao evento somente no domingo, não perderam tanto. Os momentos de maior reflexão vieram pelas vivências. [Acompanhe na postagem Dados do X CONJECE]. Foi investido muito nos sentimentos. O que foi sentido durante essas vivências. Cada uma com uma subdivisão do tema principal. Antes do almoço, um exemplo da descoberta do jovem para os vícios, o alerta para os cuidados que se devem ter para não entrar nesse mundo, com a apresentação do Teatro Riso de Deus.



Na parte da tarde todos foram à novas vivências. Em seguida, depois do intervalo, todos se dirigiram ao grande salão onde se deu uma instrutiva discussão, na forma de perguntas e respostas. Os jovens dispostos em meia-lua dirigiam suas perguntas (faladas ou escritas) a Reginauro (entrevistado) que ficou no centro do salão. À frente dos jovens, no palco, o Grupo AME fez belíssimas apresentações entre as perguntas. Ao final, foram distribuídos alguns prêmios a quem fez perguntas e a quem soubesse responder perguntas relacionadas à história do AME. Após mais musica, a prece final, proferida por Juca.




Nenhum comentário: