domingo, 19 de fevereiro de 2012

2º dia do 14° EMECE


Hoje o dia foi ótimo. Primeiramente fizemos a prece inicial no auditório. Depois assistimos a um vídeo que contava a história de um senhor muito pobre que teve as suas botas escondidas por dois meninos, e quando finalmente ele as encontrou e calçou,  achou uma moeda de prata em cada uma. Em seguida assistimos à continuação da história do espírito Daimon e uma apresentação do grupo Fazendo Arte, que por sinal foi belíssima!


Este ano cada turma tinha o nome de uma grande personalidade do Movimento Espírita, por exemplo: Chico Xavier, Allan Kardec, Eurípedes Barsanulfo, Emmanuel, Memei, nosso Divino Mestre Jesus etc. Eu fui para a turma Allan Kardec, com os monitores Sérgio e Hilda.


Vou contar mais ou menos como foi na minha turma.
Para que pudéssemos nos conhecer, fizemos uma dinâmica em que cada pessoa escrevia seu nome em um papel e depois sairia trocando o papel com outra pessoa e assim sucessivamente. No final, tínhamos que procurar a pessoa a quem pertencia o papel que estávamos na mão. Foi muito engraçado!


Em seguida, fizemos uma brincadeira muito conhecida: a dança das cadeiras, mas de um jeito bem diferente. Ao invés de ir saindo uma pessoa a cada rodada, os nossos monitores tiravam uma cadeira e a pessoa permanecia, tendo que ficar sentada de qualquer maneira (dividindo cadeira, sentando nas pernas de outras pessoas...)! Imaginem só como ficou!  Deu nisso aí ó:

 Com essa dinâmica aprendemos que unidos, em sintonia, conseguimos aquilo que antes achávamos impossível.

Depois do intervalo, fomos para o auditório assistir outros vídeos e apresentações Artísticas.

Quando voltamos para a sala, nossos monitores estavam nos esperando com uma nova dinâmica, uma dancinha um tanto estranha que exigia muita concentração.


(guli, guli, guli...) Vimos que as vezes é preciso apenas um pouco de concentração para que possamos realizar  determinadas tarefas.

Em seguida fizemos  outras dinâmicas relacionadas à Lei de reprodução. Discutimos sobre as diversas visões que o jovem de hoje tem em relação a esta Lei e o que o Livro dos Espíritos tem a nos dizer.


                                           Atividade sobre o tema: " Ficar ou Namorar?"





E para terminar, fomos para o auditório, onde teve o pré-lançamento do XV EMECE,   cantamos o Hino do EMECE (XOU demais!) e fizemos a prece final!


Até amanhã!

Por Sarah S.
2° dia sala - Jesus
Dia 19/02, 2° dia do EMECE, eu fiquei junto com a Lara na sala cujo o nome é Jesus e os nosso monitores Nathalia e o Thiago, são muito legais. Nesse dia ótimo nós; brincamos, cantamos, rimos...(muito legal).
De manhã nós vimos uma frase muito interessante “Família: cadinho de amor” de Emmnuel, e decidimos saber o que é cadinho. Você sabe o que é cadinho?
Cadinho é um vaso utilizado para reciclar o metais. Nessa parte da aula aprendi que cada família tem um cadinho, assim como no cadinho que recicla metal, os cadinhos de nossas famílias recicla os nossos sentimentos. Nele pode ter amor, alegria e às vezes um pouco de desentendimento. Mais uma família unida vale muito apena.
Depois dividimo-nos a sala em grupos de 3 pessoas, tínhamos que fazer um cadinho de argila,         
até que do meu grupo não ficou tão ruim assim!!

    
Hehe^^
Quando acabamos nós fomos para o almoço. Logo em seguida, todos os participantes do evento foram para o salão.
Lá, fizemos uma dinâmica: No primeiro dia do EMECE havíamos tirado uma foto nossa, então cada um pegou uma foto de uma pessoa desconhecida e tínhamos que achá-la e dar a foto para ela colar no seu crachá.

Quando acabou a dinâmica, fomos para as nossas respectivas salas e fizemos um desenho da nossa família.
Depois transformamos o papel utilizado em papel reciclado. Foi uma ótima experiência!!!          

          
          
Quando deu 16hs saímos para o lanche.  Em seguida, a buzina tocou: Paaaaaaaaaaaan e fomos para o último momento, lá no salão. Teve muita animação com o hino do EMECE, que faz todo mundo sair do chão, porque o EMECE é X.O.U !
Débora Monte



Segundo dia -  Recebidos por uma leve garoa, que logo se desfez, fomos receber nossos crachás. Depois do lanche, nos dirigimos ao salão principal e assistimos a uma apresentação do grupo "Arte em Cena" expressando a mediunidade com Jesus. Também assistimos a dois vídeos: o primeiro, mostrava que as dificuldades não devem ser desculpa para desistir; o segundo, sobre como mesmo pequena, uma boa ação faz toda a diferença.
Separados por faixa etária, fomos todos para as salas que ganharam nomes de diversas personalidades  importantes e conhecidas no espiritismo.
A minha sala foi a MeiMei e seu responsável, por ora, o Reginauro. Durante a manhã, aconteceu assim: toda a galera da sala deveria se amarrar uns aos outros com alguns barbantes, um em cada pulso, e algumas pessoas também na cintura. A intenção era que lêssemos todas as perguntas que estavam nas paredes sem qualquer estratégia.
Em seguida fizemos um debate sobre as perguntas, todas ramificações do tema central do dia: Liberdade e suas consequências. Pouco a pouco, todos começaram a interagir um com o outro. Foi bem legal.
Fim do período; pausa para almoço - (ahh fome,comida!)
Após alguns avisos e lembretes do Anderson no salão principal, era o momento de retornarmos às atividades das salas.
Voltando à sala, lá estavam colchonetes no chão. Sentamos e começamos a discutir liberdade com um sub-tema: as relações pessoais.
Fizemos uma atividade de integração, onde cada um deveria guiar o outro pela sala e, em movimento
uma atividade chamada foto-imagem, onde formamos imagens estáticas, e dessa vez divididos em pares e em sequência, a sala deveria representar algumas situações do relacionamento de um casal(namoro, conflito, adultério). No meu caso, foi a relação de amizade(cumprimento e conflito).
Depois era a vez de fazermos pequenas encenações, mudas ou não, apresentando a junção e interligação daquelas situações .
Foram diferentes papéis que assumimos. Tenho que admitir: foi muito engraçado e novo pra mim, pelos menos nessa existência!



Por Bruno Queiroz


Sala do mentor Eurípedes Barsanulfo 
Monitores Wirla e Guel

Pela manhã...
Começamos dizendo nossos nomes. Então, assistimos ao filme: "Como treinar seu dragão". Comentamos sobre o filme; aspectos importantes quanto a relação pai e filho(familia); como nossos pais foram criados e como nos criam, etc.
Depois houve uma dinâmica onde haviam três caixas: 1° compartilhar, 2°like(curtir), e 3°comentar; dentro de cada caixa havia várias perguntas; nós escolhíamos uma caixa, os monitores liam e todos discutíamos sobre os assuntos ou tiravamos dúvidas que apareciam na hora. No final três pessoas poderiam escolher 1 caixa cada e em cada caixa tinha um livro; na 1°compartilhar : o " Evangelho segundo o espiritismo", na 2° curtir: o " Livro dos espirítos", e na 3° comentar: "Não pise na bola". E cada um disse o que poderia aprender com o livro.

A tarde...... 
Saímos da sala, fomos para a frente do refeitório e a Wirla colocou uma música para dançarmos mas, de acordo com os comandos que dela, e o tio Guel filmou tudo. Cantamos uma música de mãos dadas num círculo, depois a Wirla fez uma prece e voltamos para a sala. Nós não sabíamos mais enquanto dançávamos fizemos nossa preparação reencarnatória; encontramos parceiros, nos divorciamos, perdemos entes queridos, entre outras situações.
Com essa atividade houve um entrosamento maior. Percebi como as pessoas eram pelo modo de agirem nas diferentes situações. VERY GOOD!!! LIKE!!!


Por Lizandra Barbosa


Um comentário:

Eliane Soares disse...

Não acredito que ele fez aquela brincadeira da cadeira! Imagino como foi!!! kkkk'