sábado, 8 de setembro de 2012

O que rola 08/09/12


Hoje, a equipe (Henrique, Dandara, Filipe e Lizandra) sorteada no sábado passado para apresentar um tema por eles escolhido, nos falou um pouco sobre a vida de Chico Xavier, apresentando uma reportagem exibida no Fantástico em 2010 (ano em que o médium faria cem anos se ainda estivesse encarnado) que fala sobre “Os mistérios que Chico deixou”. A reportagem, conta com relatos de atores que participaram dos filmes lançados até 2011 (As mães de Chico, que estreou nesse ano), familiares e amigos e pode ser vista abaixo:

www.youtube.com/watch?v=ZUBVh6UeyBg

A dinâmica realizada para a divisão dos textos a serem estudados foi uma corrida de saco, onde descobri que sou muito ruim, por sinal.
Fomos separados em quatro grupos de acordo com o mês de aniversário (ex: 01/jan, 08/fev e 17/fev) e cada grupo ficou com um livro da coleção de André Luiz psicografada por Chico Xavier. O estudo era baseado na mensagem inicial do livro (prefácio) ditada por Emmanuel.

As mensagens foram as seguintes:

Grupo 1 - Novo amigo, do livro Nosso lar
Nesta mensagem, Emmanuel explica que há uma diferença entre o André que viveu aqui na Terra, foi médico e teve vícios e o André que escreveu o livro, um ser que aprendeu sobre a doutrina espírita, que viu e viveu no plano espiritual e que neste livro, relata sua experiência.

Grupo 2 - Ante os tempos novos, do livro Missionários da luz
Aqui, Emmanuel nos fala da surpresa de alguns que pensam que a doutrina espírita é feita somente de consolações e de magia, citando como exemplo os contos de fada, e que logo após o encantamento se deparam com o verdadeiro ensinamento que de alguma forma influencia a uma mudança de hábitos, uma mudança de vida.

Grupo 3 – Rasgando véus, do livro Obreiros da vida eterna
Aqui, fala sobre as perguntas feitas desde os egípcios sobre as explicações para essa vida;O que há após a morte?Que Deus tão maravilhoso poria suas criaturas a mercê do mal na Terra? Entre outras perguntas que movimentaram teóricos diante dos tempos, em todas as sociedades existentes e que hoje (e há algum tempo) são respondidas pela doutrina espírita.

Grupo 4 – Na jornada evolutiva, do livro No mundo maior
Nesta mensagem, Emmanuel fala dos enganos que as pessoas cometem, desde que se pensa na vida após a morte, como por exemplo achar que um título lhe garantirá um bom lugar no “paraíso”, ou que não importa o que façamos aqui, quando temos uma religião, seguindo ou não seus preceitos, vãos para o “céu”. E explica que não é bem assim e que de nossas atitudes aqui depende como será nossa vida no plano espiritual, se para lá formos. Lembrando sempre da Justiça divina que recai sobre a consciência de cada um.


Lilian Oliveira

Nenhum comentário: