quarta-feira, 19 de junho de 2013

O que rola 19/06/2013

Desculpem-me pelo atraso do post, mas enfim aqui está ele.

Nesse sábado fizemos a leitura do capitulo 11 (Belarmino, o doutrinador) e 12 (A palavra de Monteiro). E quem os explico para o grupo foram Marília e Lizandra respectivamente.

O capitulo 11 começa com André escutando a conversa de alguns doutrinadores que conseguiram realizar seus planos na terra. E com isso o André pede para Vicente lhe apresentar algum doutrinador que não tenha ido muito bem na sua tarefa. Então ele é apresentado a Belarmino Ferreira. Belarmino explica a André porque fracassou na sua missão. Belarmino diz que sua família de dorso espírita o colocou na presidência de um grande grupo espírita. Com o tempo ele começou a colocar o preceito científicos das provas a frente de seu pensamento, trazendo amigos de mente fraca para os círculos de estudo, e esses novos amigos sempre queriam provas e Belarmino estava fazendo de tudo para que as tivessem, e com sua ignorância começa a partir da descrença para a total falta de confiança.

Sua esposa sempre tentava lembra-lo de seguir o evangelho, mas Belarmino queria mais. Depois de um tempo Belarmino entra para uma politicagem onde consegue muito dinheiro mas sem nenhuma evolução moral, acaba terminando sua vida com várias enfermidades.

Marília fala de vários pontos importantes do capitulo, um dos pontos relevantes é que sabemos que vários doutrinadores são enviados a terra com missões grandiosas, mas poucos conseguem fazer algo de bom para o próximo ou para si mesmo. E cabe a nos tentarmos sempre seguir um plano maior. Colocar nossas “pequenezas” de lado e seguir a Jesus (esses Jesus que estou falando não é o Andre kkkkk).

No capitulo 12 André Luiz continuava na conversa com aquele grupo onde se encontrava com Belarmino. Em um momento Monteiro pede a palavra e fala que não é fácil mesmo conseguir fazer sua parte na plano material. Ele conta sua história, que na terra foi um médium que não ligava muito para o papel de doutrinador, se preocupava mais em se envaidecer do que fazia nas reuniões. Durante o dia fazia tudo que falava para seus amigos da reunião não fazer. Após sua morte ele sente em total perda dos sentidos. "Passei para cá, qual demente necessitado de hospício. Tarde reconhecia que abusara das sublimes faculdades do verbo. Como ensinar sem exemplo, dirigir sem amor?" Monteiro se achando injustiçado por sua falha, foi atrás de Veneranda, queria explicações e ela as deu. Veneranda escutou suas lastimas seu choro e depois falou "Você se interessou pelo espiritismo prático com os homens, mas nunca pela verdadeira prática do espiritismo junto a Jesus". Desde então as ações de Monteiro mudaram.
Lizandra com a ajuda de Mateus resumirão muito bem o capitulo e assim terminamos o estudo dessa semana.

Ao final esperávamos uma conversa com Sergio, mas como ele não pode aparecer falamos um pouco do projeto Mocidade.DOC e ficamos de elaborar melhor ele.





Henrique Araújo

Nenhum comentário: