quinta-feira, 19 de julho de 2012

3º Acampa-ME Guaramiranga 1º dia


Aventura, hehe esse foi o “tempero” de desse evento.

Todos madrugando, afinal o Sérgio (Ramos), idealizador do evento, avisou-nos antes que não iria esperar além das 7 horas da matina.

Depois de chegarmos ao local combinado em que ônibus que iria nos levar, centro espírita Irmão Leite, no bairro Benfica, partimos rumo a Guaramiranga, para o Reino das Virtude, tema dessa edição do evento.

Pra iniciar, fizemos prece, dentro do ônibus e seguimos viagem. Alguns minutos depois a “Tia” Rose pôs um vídeo acerca das virtudes e introduzindo o clima do tema, com a música: Uma Prece, dos compositores Willi de Barros e João Bosco de Carvalho com interpretação de Cacau e Saulo Araújo.

Viagem razoável, cerca de 1h30min, hehe, mas houve um erro do motorista e acabamos demorando umas 2hs e alguns minutos, enquanto isso a galera do fundão tenta animar as cerca de 50 pessoas; pois é, muita gente.

A galera do violão tocou algumas músicas, pra passar o tempo, também, e fomos nós.


"Olha a pressão!"; sentimos a leve, mas, perceptível mudança de pressão: sinal de que já estávamos adentrando Baturité. Pouco tempo depois, fizemos uma breve parada e alguns de nós fomos a mercadinhos próximos, pra comprar lanche eles: a fome “tava” apertando, que comemos os nossos rapidinho.

Mais um tempo de viagem e chegamos; era um lugar chamado Guará Park, e advinha quem nos recebia: Suzy Holanda e companhia (perdão é porque não sei o nome do homem ), pois é o Sérgio a convidou e ela cá estava; entre as músicas cantadas estavam Uma prece, e Pedro, da dupla Tim e Vanessa.


Vestidos de branco, que nem druidas, estavam os monitores, e Mateus (monitor), pediu que pegássemos em uma cesta, um saquinho, neles continham uma pedra de uma  cor diferente: branco, preto, azul ,verde, vermelho e bege.

Em seguida..., advinha? Percorremos uma trilha no Guará Park, e em cada ponto uma equipe era dividida pela cor das pedras; cada equipe ficou responsável por uma virtude e ganhou um pequeno cartão com uma imagem, que nos serviriam depois; agora éramos guardiões das virtudes.



No final da trilha, fomos para um espelho d’água formado pela cachoeira. Alguns pulavam na água pela tirolesa, outros preferiam ir andando até onde a água descia e se sentar a beira do, digamos, riacho ou ir para água mesmo.

Pois é; pra quem estava molhado má notícia: não podíamos nos sentar nos bancos e lá fomos em pé no ônibus, apesar de haver gente que preferiu não tomar banho e foi lá, sentadinha nos bancos.

Indo almoçar no centro da cidade, pudemos ver ruas enfeitadas; esta época Guaramiranga é palco de atividades culturais mais frequentes, como a Mostra Junina.

Satisfeitos, fomos pouco mais da tarde até o chalé e camping Alto da Serra.
As barracas dos organizadores já estavam armadas; reunimo-nos embaixo de uma árvore e ouvimos as instruções para a gincana que se realizaria há pouco; divididos agora pela cor dos cartões, antes da trilha recebidos, começamos.

Foi-nos entregue pequenos cartõezinhos com figuras de elementos espalhados pelo lugar, em que deveriam ser encontrados outros cartões perto deles, que conteriam mensagens indicativas para a realização de atividades representando as virtudes requeridas, que se executadas com sucesso, levariam a etapa seguinte da gincana. Ganhava quem achasse o totem do amor, simbolizado por flores.

O interessante é que dessa vez, em relação a última edição deste evento, foi que a competição não havia um prêmio em si, aos ganhadores; a verdade no final recebemos, equipe uma muda de ipê, representando a semente das tais qualidades que fomos chamados assumir, que  deveríamos plantar no jardim da vida*.



Em seguida, sol caindo, agrupamo-nos todos e foi-nos relatado que nós seríamos os responsáveis na realização da festa mais tarde, escolhendo em que atividade tomaríamos a incumbência de operar na concretização desta, dentre estas criação de uma apresentação pequena de teatro, na escolha e execução de músicas, na decoração, na alimentação.

A festa começou por volta das seis horas da noite, com a exibição de um filme chamado “O presente” contando a história de Jason, que acaba de perder o avô bilionário que sempre odiou e estava certo de que não herdaria nada. Mas se enganou: "Red" Stevens (James Garner) deixou 12 tarefas para Jason, ao fim das quais ele será avaliado e, se merecer, terá direito ao que Red chama de "o maior de todos os presentes". Cada uma dessas tarefas tem o objetivo de promover alguma mudança em Jason, mas nenhuma terá tanta força quanto o encontro casual com a pequena Emily (Abigail Breslin).


(http://www.interfilmes.com/filme_20105_O.Presente-(The.Ultimate.Gift).html)


Temos uma pequena pausa para lanchar; hummm... uvas e goiabas cobertas com  chocolate.

Continuando, assistimos a declamação de um poema... onde, eu (Bruno) e Gabriele, recitamos poemas a pedido (antecipadamente) do Sérgio, em alternação, uma apresentação de malabares com  fogo por um dos monitores e  a as apresentações de música e de esquete dramática.



Por volta das 0h e uma da manhã, alguns de nós começamos a ir nos deitar, já que o Sérgio falou que no dia seguinte precisamos acordar ás 7 da matina, mas alguns ficaram.

Bruno Quiroz


Nenhum comentário: