quinta-feira, 19 de julho de 2012

3º Acampa-ME Guaramiranga 2º dia


O domingo começava bem animado, com os comentários do dia anterior. Logo nos reunimos para fazer nossa prece matinal, pois íamos nos deslocar para a cidade, tomar o café da manhã. Quem desejou, tomou coragem para encarar um banho com agua à temperatura de Guaramiranga; outros deram uma rápida organizada nos lençóis que haviam servido de agasalho na noite anterior. Apesar de alguns ficarem por questão de saúde no local do camping, partimos para o restaurante que nos serviu durante os dois dias na Serra.

O nome do restaurante faz jus à comida servida: Comida Caseira. Pela manhã, tomamos suco ou quem preferisse o típico café com leite. As frutas deixaram o cardápio mais saudável e o pão com presunto completaram a mesa. Logo que estávamos com os estômagos bem forrados, fomos convidados a passear pelas ruas da charmosa Guaramiranga, a cidade com o metro quadrado mais caro do estado. Dentre nossas andanças, passamos por uma das praças, uma das igrejas, onde tiramos fotos, e pelo Mosteiro Capuxinhos, no qual fizemos uma breve visita, renovando nossas energias.


Quando voltamos ao nosso acampamento, os monitores nos passaram os informes de como aconteceria as atividades na parte da manhã. Para surpresa dos acampantes um grupo seleto foi escolhido para fazer uma suposta prova, enquanto os outros ficariam a tomar algumas decisões referentes aos meios de conseguir fundos para a próxima edição do Acampa-ME. E assim foi feito.


Ao grupo seleto foi revelado a atividade: consistia em um prêmio por terem conseguido fazer o que lhes cabia para que o evento acontecesse – vender as rifas. Os nove escolhidos ganharam um passeio para o Recanto da Cachoeira no caminho para a Serra. Um rio que descia por entre a cidade, ia contornando as árvores, escorregando pelas rochas, que a medida do tempo decorrido esculpia o mais delicioso ambiente natural.


O grupo que ficou no camping, tratou com o auxílio dos trabalhadores do Acampa-ME, de como juntar fundos para a concretizar a 4ª edição do evento. As mocidades se juntaram, e os membros conversarão entre si para elaborar as ideias. Muitas apareceram, e cada grupo se responsabilizou de executá-las até o fim do ano, já que é previsto que tornemos a nos encontrar em Janeiro de 2012.

Enquanto uns vinham da cachoeira, o grupo maior vinha do camping, logo almoçamos no mesmo restaurante, e tornamos juntos para lá assim que estávamos todos alimentados.






Após um breve descanso, tivemos um momento de avaliação, onde fizemos reflexões sobre o uso coletivo das virtudes, que ficamos responsáveis por dá mais ênfase em nossas atitudes durante o evento. Com a ajuda de um pequeno diagrama, colocamos as notas respectivas, avaliando cada uma delas. Discutimos também os pontos mais marcantes de todo o fim de semana, assim como algumas observações que os monitores novatos fizeram; cantamos uma última música e em seguida, uma ultima prova foi proposta – deixarmos nossa marca no local do 3º Acampa-ME, plantando uma muda de Ipê. Assim fizemos, encerrando mais uma edição com uma prece, o terceiro Acampamento de Mocidades Espíritas.

Mateus Monte

Nenhum comentário: